... tá aí mais uma festa do Ramo onde a rosquilha é a grande anfitriã!!
São deliciosas e recomendam-se. Dia 14 de Fevereiro toca de dar um pulinho a Valcerto e comprar uma prenda bem original à namorada, uma rosca ou um ramo de rosquilhas... ;-)
O Ramo realiza-se anualmente no fim-de-semana que antecede o Carnaval, este ano coincide ocasionalmente com o dia de São Valentim. Os tempos já são outros e as tradições acabaram por se perder, pelo menos algumas, a corrida da rosca era sempre aguardada com alguma ansiedade, pois vinham jovens das aldeias mais próximas disputar o grande prémio. Pedro e Nilton lanço-vos o repto para este ano como mordomos irem repescar esta tradição tão caracteristica deste dia.
Uma outra tradição e competência dos mordomos, que ainda hoje se realiza é a feitura das rosquilhas para depois mais tarde enfeitar vários ramos, os quais poderão ser de oliveira ou outros mais ornamentados trabalhados em madeira e depois enfeitados com as saborosas rosquilhas. No final da missa esses ramos são leiloados.
Fica o convite para quem nos quiser visitar ...
Isso mesmo amiga, não podemos deixar que as tradições morram!
ResponderEliminarEspero bem que os mordomos te ouçam!!
Gosto bem dessas rosquilhas... :)
maravilhosas as rosquilhas de Valcerto
ResponderEliminarPois, é pena, mas parece-me que a questão da corrida da rosca já lá vai. A organizar-se, tinha que ser algo mais em grande, e para ter continuidade, mas como a terrinha é tão pequena parece-me sonhar demasiado alto...
ResponderEliminarO grupo triângulo vai animar a festa!
ResponderEliminarola flavia e muito bom saber que ainda a alguem que publique as tradições da nossa terra. eu gostava muito de estar aí para comer uma rosquilha. beijos da alda
ResponderEliminar