segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O nosso atleta... o nosso orgulho.


Nome : Pedro Miguel Rodrigues

Nascido a 13-04-1978
Maior ambição ser campeão olímpico da maratona

Locais onde já correste?
Pelo país todo e em 2002 fui à madeira (campeonato da Europa de corrida de montanha onde fui 20º classificado e Portugal foi 4º por equipas) e a Insbruck- Áustria campeonato do mundo de corrida de montanha, onde fui 27º classificado, sendo o melhor português). Em 2009 estive em Villejuif- Paris onde ganhei uma prova de 10 km.Hoje, depois de tantos anos no atletismo, desde a minha juventude e já lá vão mais coisa menos coisa 15 anos a correr, posso dizer que eu sou a corrida.Não consigo ver a minha vida sem ser a correr.

Porque começaste?
Tudo começou na escola onde comecei a perceber que tinha queda para o assunto. Depois mais tarde já eu tinha uns 20 anos comecei a pensar em levar o atletismo mais a sério, tendo começado na equipa do Ginásio clube de Bragança, mas como se trata de um desporto onde se sofre muito e é preciso ter muita força de vontade e treinar todos os dias para se conseguir resultados, andei alguns anos no pára arranca, ora treinava hoje, amanhã já não treinava. Depois de tanta frustração pelos resultados das provas, pois sem trabalho nada nos é dado de mão beijada, lá comecei aos poucos e poucos a engrenar e a ser mais disciplinado nos treinos tendo os resultados começado a aparecer, culminando no ponto mais alto desta aventura em 2002, em Insbruck onde fui o melhor de Portugal, tinha eu 24 anitos! No ano seguinte a senda dos bons resultados continuava e atingi o meu melhor resultado à meia maratona em Esposende, com 1h08m44s, tudo isto com um único treino por dia, mas no mês seguinte por altura da Páscoa adoeci, então fui perdendo o fulgor, tentava ir correr mas as pernas fraquejavam e não tinha outra solução senão parar. Assim andei debilitado cerca de um ano e ainda hoje continuo sem perceber o que aconteceu (contudo tenho as minhas suspeitas...). E assim foi, entrei em queda livre, sendo o trabalho por turnos ao qual no início foi difícil habituar-me o principal factor de desmotivação, e os anos foram-se passando até hoje, tendo-me passado pela cabeça deixar de correr e ainda tentei levar esse intento por diante, mas passado alguns meses o bichinho que estava adormecido lembrou-se de dar sinal de si e lá comecei eu novamente a sonhar! Como na vida só aprendemos com os erros, no início de 2008 meti-me numa aventura de correr uma maratona (42195m) o resultado só poderia ser um, andei cerca de um ano para recuperar das mazelas, pois neste tipo de provas é preciso ter-se muito treino para se conseguir sair bem. Recuperado deste tremendo erro de correr a maratona, a minha fé renasceu e aos poucos tenho vindo a melhorar a minha performance, estando a minha motivação mais alta do que nunca. Agora é uma questão de tempo até atingir essa maior ambição, pois treinando da maneira que ando a treinar, os resultados acabam por aparecer naturalmente. Mas mesmo que esse tão ansiado objectivo nunca se venha a concretizar, não será por isso que vou ficar triste, pois não há maior alegria do que calçar umas sapatilhas e sair porta fora correr!

Porquê esta paixão!?
Não é fácil responder, mas passados estes anos todos a correr posso apontar as razões: Hoje percebo que o correr surgiu inevitavelmente na minha vida como uma resposta aos problemas, ainda que eu na altura não me tenha apercebido disso, pois como vem sendo dito pelos cientistas, só estamos conscientes de nós cerca de 5 a 10%, pois estou em condição de afirmar que não existe maior anti-depressivo do que fazer desporto e tenho a certeza de que se as pessoas começassem a fazer mais desporto, a sua saúde melhoraria a olhos vistos, mas como o ser humano é preguiçoso, prefere engordar e depois andar com certas dietas que só pioram a sua saúde. Talvez seja um sinal dos tempos, pois nunca se viu tanta ervanária ou dietética ou o raio que o parta, como hoje. QUEREM EMAGRECER? PONHAM ESSE CÚ A MEXER! Outra razão, não menos importante é o facto de conseguir manter um peso estável, mesmo comendo de tudo, contudo sem cometer grandes excessos. A questão do peso é fundamental para mim, pois não me estou a ver com 50 anos e uma barriga que mais parece um barril de cerveja, como tanto se vê por esse mundo fora, dando a ideia que é natural ficar-se assim. Pois bem, para mim não é nada natural. Essa ideia não entra no meu espírito!
Força pessoal, não desistam dos vossos sonhos, pois o sonho comanda a vida!

3 comentários:

  1. Vamos lá continuar a correr srº Pedro... Quero-te ver lá no TOPO!
    Põe me lá esse cú a mexer e mais nada...
    Para a frente é que é o caminho e o que está pra trás, pra trás ficou.

    FORÇA

    Rui Preto

    ResponderEliminar
  2. como tu corrias na central de pneus de vimioso...lol...por isso é que és grande atleta...lol...mas na parte final não o puseste a mexer mas sim limpaste...Agora deixando as brincadeiras, não são todos que são o melhor nacional no mundial de montanha...Força, continua...Abraço do Canas

    ResponderEliminar
  3. oi Pedro
    é assim mesmo... qdo se quer uma coisa e se persiste ...consegue-se! Não fazia ideia que já tinhas conseguido tanta coisa....és realmente um orgulho! o título da entrevista é merecido!!
    Isabel Sardinha

    ResponderEliminar