quinta-feira, 4 de março de 2010

Papoilas


Quando chega a época das colheitas lá estão as papoilas exibindo-se bailando ao som do vento cobrindo os campos de um manto vermelho.

Outrora deliciava-me com bricadeiras tão singulares - " Ó Cidália vê lá ver se acertas, é macho ou fêmea?" Apanhavamos as popoilas ainda em botão e antes de abrir e ver a sua tonalidade faziamos esta brincadeira. Se fosse vermelha era macho, se fosse rosa era fêmea...






Um dia a minha mãe ensinou-me a fazer bonecas com papoilas, adorava-as simplesmente... com as pétalas invertidas e atadas com um fio, as bonecas ficavam com imenso glamour. Numa tarde estava com os meus pais no Vale, já nã me recordo ao certo, mas lá estava eu a fazer as benditas bonecas de papoilas, como não tinha nada de jeito para atar as papoilas, não tive alternativa e pus-me a descoser a bainha da saia... Quando no caminho para casa, lembro-me de ficar para trás, dando bastate avanço aos meus pais para que a minha mãe não desse pela minha habilidade. Lá ia eu com algum jeito para que não se notasse que a bainha estava naquela figura. Certo é que ela já se tinha apercebido e quando cheguei a casa é que foram elas... esse dia almocei duas vezes...

2 comentários:

  1. Bem feito qué prá aprenderes a ter maneiras!
    Muito fixe o artigo... Já agora onde foste tu desencantar as bonecas?

    Rui Preto

    ResponderEliminar