terça-feira, 12 de janeiro de 2010

... a caminho da ponte romana















... ... hoje, e depois de tanta chuva, de certo que o Angueira leva mais água...

4 comentários:

  1. É a que se observa do castelo de Algoso. Certo? Quando me falou em ponte romana, pensei que se estava a referir a outra ponte: a ponte "Gamona". Penso que será algures na área da freguesia de S. Martinho. Esta é de traça medieval. Provavelmente mandada erigir pelos Templários. É muito bonita. Conto ir lá em breve.

    ResponderEliminar
  2. Sim, esta ponte é a que se observa do castelo de Algoso, a mesma faz a passagem entre os dois termos.O castro que lhe falei fica de frente para o castelo de Algoso mas no termo de Valcerto. Existe uma lenda muito engraçada acerca do chamado castelo (castro) de Valcerto, lenda essa que o nosso colega Bruno Lopes ja relatou no seu blog.Quando quiser dar lá um pulinho pode falar comigo. Trabalho na Biblioteca Municipal T. C.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha dado uma vista de olhos pelo post do Bruno. Como disse, e bem, é uma lenda. É provável que o castelo de Algoso tenha sido erigido sobre uma fortificação anterior (como, por exemplo, foi o de Mogadouro). Mas as épocas históricas da lenda estão todas misturadas, pelo que não tem qualquer sustentabilidade factual.
    Como lhe disse no meu blog, já tinha referenciado o castro de Valcerto para as minhas pesquisas. Conheço bem a aldeia. Já lá fui muitas vezes. Mas não conheço o termo. De modo que, quando resolver lá ir, falo consigo para me dar orientação.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Flávia estou a goster de ver...mais iniciativas como esta só dinamizam a aldeia...Parabéns pelo excelente trabalho...bjs Nilton

    ResponderEliminar