terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ribeira de Angueira




(...)"O rio Angueira ou Ribeira de Angueira é um rio internacional que nasce em Espanha perto da vila de Alcanizes. No seu percurso até desaguar no Sabor, entrando em Portugal em São Martinho de Angueira, freguesia do concelho de Miranda do Douro, atravessa, depois, o concelho de Vimioso, passando por Angueira, Serapicos, São Joanico, Campo de Víboras, Uva e Algoso.

Uma das espécies típicas do rio Angueira é o lagostim de "pata branca", cuja população tem vindo, nos últimos anos, a diminuir. Actualmente, esta espécie corre mesmo o risco de extinção.

Ao longo do percurso do Rio Angueira, vários açudes armazenam água que é utilizada, durante o Verão, para regar as hortas situadas nas suas margens. Ainda há pouco tempo, a água destes açudes fazia girar os vários moinhos de água que moíam trigo e centeio. Junto dos moinhos de Terroso, da Edra e da Senhora, todos em Angueira, está a casa do moleiro, uma construção em xisto, de dois pisos, que era utilizada como casa de habitação da família do moleiro. Para além destes, havia ainda no termo de Angueira os moinhos do Gago, de Telhado e da Nalsa/Ribeira de Baixo que se encontram hoje em avançado estado de degradação."

in Wikipédia


3 comentários:

  1. A partir desta data este Blog faz parte dos Links do Blog Mogadouro Online.

    Faça-nos uma visita em:

    www.mogadouronline.blogspot.com

    Continuação de um bom trabalho,os melhores cumprimentos,

    Administrador MogadourOnline

    ResponderEliminar
  2. A Nossa Ponte Romana E Tao Linda ..
    HeeHee .. gOstuu MuitO Dee Laa ir ..

    ResponderEliminar
  3. Flávia ainda bem que mostras a nossa ponte, da qual tanto nos orgulhamos, uma vez que segundo me parece nem vem nos roteiros turísticos de Mogadouro.Se calhar era oportuno verificares isso por aí junto de quem de direito e alterar essa pequena injustiça para com o povo de Valcerto.

    ResponderEliminar