quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A casa da tia Lucinda "Guerra"

Esta era a casa da tia Lucinda, casa essa com uma fachada bem curiosa. Hoje já em ruínas faz-me reviver cada episódio das nossas brincadeiras de criança. A casa colava com a casa dos meus avós, daí estarmos tão em contacto com ela. Nas paredes todos os anos se renovam as "chouriças", bem gostavamos nós de fazer colares de "chouriças", faziamos correr um fio com a ajuda de um pausito pelo meio delas, depois de prontas, até faziamos passagem de modelo com elas dependuradas ao pescoço... Na sua varanda, tal como se pode ver na foto, estava sempre dependurado um saco, tal como ainda hoje está . Voltas que demos nós à cabeça para saber o que poderia conter no interior esse bendito saco. Nunca o soubemos e o medo de sermos apanhadas em flagrante sempre nos impediu subir as suas escadas e descobrir o grande mistério... A tia Guerra era sem duvida uma grande mulher... Lembro-me dela muito vagamente e com alguma saudade... Foi também com a ajuda das mão dela que nasceram muitas crianças, pois a tia Lucinda era a parteira lá da aldeia...

5 comentários:

  1. Grande Lucinda guerra! A melhor memória que eu tenho acerca dela, foi quando uma vez presenciei uma cena entre ela e o seu neto, Hirmínio.
    Ela atrás dele para lhe bater e ele a fugir, é então que a dada altura quando a perseguição ía numa rodeira acentuada, o Hirmínio escorrega e cai, caindo de seguida em cima dele a sua a coitada e já caduca avó! Muito me ri, e sempre que me lembro desse episódio não consigo deixar de me rir! Bons tempos, já lá devem ir cerca de 20 anos! Um abraço Hirmínio.

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. grande LUCINDA (GUERRA).
    é com muito orgulho que vejo uma noticia da minha querida avó aqui publicada e a velha casinha dela que tantas vezes lá brinquei.
    não conhecia este blog mas vou a passar a ser frequentador.
    um grande abraço para todo o pessoal de valcerto em especial para os meus familiares, amigos e conhecidos.
    até breve joão lourenço (guerra)

    ResponderEliminar
  3. Olá João.
    Obrigada pelo comentário.

    O blog ainda é recente, espero que gostes;)

    ResponderEliminar
  4. não precisas de agradecer é sempre um prazer.
    não sei se me estas a conhecer eu andei na escola ai em mogadouro, mas agora é que estou pelo portoja á alguns anos. sou primo do hirminio e do zé abilio.
    no verão quando era pequeno costuma-va ir para valcerto passar ferias.
    sou de peredo filho da ana (guerra).

    ResponderEliminar
  5. Ola.
    Conheço muito bem a sua mãe. Mas de si acho que nao me lembro.

    ResponderEliminar